quinta-feira, 12 de junho de 2008

II CURSO INTERNACIONAL DE ARTE TEATRAL CÓMICA


914 463 764 - 917 843 877
289 417 348
.
.
.
.
.
.
2º Curso Internacional de Arte Teatral Cómica
"A Comédia Humana"
Direcção: Matteo Destro

A comédia humana é um estilo teatral que, através do uso da máscara, relata o homem de hoje. O percurso propõe uma viagem ao reencontro dos "tipos" que encontramos à nossa volta, no quotidiano, através dos seus dramas e das suas urgências. Talvez encontraremos aquele que crê entender tudo ou aquele resignado em cada gesto de não entender. Aquele que sofre de solidão, até mesmo quando faz compras e aquele que, se não está produzindo, fica em pânico.
A máscara com a sua capacidade de simplificar e de dar forma ao invisível, ajudará a ver a dinâmica profunda desta existência humana. Não é o herói que interessa ou o grande gesto de quem desafia de perto a morte, mas a humanidade de quem pensa como viver e como sair vivo, de quem procura andar para a frente apesar das suas próprias imperfeições.
Neste fundo trágico que, pouco a pouco começaremos a sentir e a reconhecer, encontraremos a nutrição preciosa de uma "comicidade" desarmante.
Nesta procura a commédia dell'arte é uma grande mestra e será a fonte de inspiração principal, seja pela técnica teatral, seja pelo espírito e energia do jogo em cena.
Será dedicado um amplo espaço à prática do movimento, pois usar uma máscara exige do actor a procura no corpo de uma expressividade total. Quando existe uma máscara no corpo, deve-se encontrar uma sintonia dentro de si, tal como na expressividade proposta pela própria máscara. Se isto não acontece a contradição é imediatamente evidente.
O uso da máscara exige uma noção de consciência de onde se está e do que se está a comunicar a todo o instante. Um constante contacto entre aquilo que se sente dentro com aquilo que se está exprimindo fora.
A máscara teatral não esconde mas ajuda a revelar.
Por esta razão a construção de uma máscara por parte do aluno é uma passagem importante do percurso, porque através de uma técnica simples pode-se entrar em contacto com a forma e com o movimento básico da máscara, desde o primeiro momento.

Os temas de trabalho

Estudo activo do movimento físico
- A respiração e a permanência do movimento
- O estado de calma físico (a máscara neutra)
- Dar forma ao corpo
- Dar corpo à forma
- Os movimentos da vida
- Articulação do gesto e da atitude
- O ponto físico no espaço vazio
- A mimo-dinâmica dos elementos e dos animais

Construção de uma meia máscara expressiva
- Cada participante construirá a própria máscara em pasta de papel
- A técnica usada será a mais simples, deverão modelar a forma com argila e pôr a pasta de papel directamente no positivo da argila

Técnica do jogo da máscara
O corpo e o jogo da própria máscara
O jogo na situação

Instrumentos de trabalho

- Exercícios e jogos para desenvolver a consciência física
- Análise do movimento
- Improvisação
- Criação de cenas teatrais

Duração

O percurso prevê sessenta horas de trabalho.

Matteo Destro

Depois de muitos anos de trabalho social como pedagogo, decide continuar a própria pesquisa sobre o humano, entregando-se definitivamente à própria vocação pelo Teatro. Laureado em pedagogia e depois de ter seguido de formação sobre "clown" com Giovanni Fusetti, diploma-se na Escola Internacional de Teatro de Jacques Lecoq, em Paris. Segue estudando Análise do Movimento com Norman Taylor e criação de máscaras com Donato Sartori. Trabalhou em diversas companhias teatrais italianas, francesas e espanholas, como actor, criador e encenador.


Tradução: Célia Martins








2 Corso Internazionale di Arte Teatrale Comica
"LA COMMEDIA UMANA"

Condotto da Matteo Destro


La commedia umana è uno stile teatrale che, attraverso l'uso della maschera, racconta l'uomo d'oggi. Il percorso propone un viaggio alla ricerca dei "tipi" che incontriamo attorno a noi nel quotidiano, attraverso i loro drammi e le loro urgenze. Forse incontreremo quello che crede di aver capito tutto o quello rassegnato in ogni suo gesto a non capire; quello che soffre di solitudine anche quando fa la spesa o quello che, se non sta producendo, va nel panico.
La maschera con la sua capacità di semplificare e di dare forma all'invisibile ci aiuterà a vedere le dinamiche profonde di queste esistenze umane. Non è l'eroe che interessa o le grandi gesta di chi sfida a viso aperto la morte, ma l'umanità di chi pensa a come vivere e a come uscirne vivo, di chi cerca di andare avanti malgrado le proprie imperfezioni.
In questo fondo tragico, che poco a poco cominceremo a sentire e riconoscere, troveremo il nutrimento prezioso di una comicità disarmante.

In questa ricerca la Commedia dell'Arte è una grande maestra è sarà la fonte di ispirazione principale sia per la tecnica teatrale che per lo spirito e l'energia del gioco in scena.
Alla pratica del movimento verrà dedicato ampio spazio poiché il portare una maschera richiede all'attore di cercare nel corpo una espressività totale. Quando si ha una maschera sul volto, si deve cercare una sintonia tra se e le proposte espressive della maschera stessa. Se questo non succede, la contraddizione è subito evidente..
L'uso della maschera richiede una presa di coscienza del dove si è, e di cosa si sta comunicando in ogni istante. Un costante contatto tra quello che si sente dentro con quello che si sta esprimendo fuori.
La maschera teatrale non ci nasconde ma ci aiuta a rivelare.
Per questa ragione la costruzione di una maschera da parte dell'allievo è un passaggio importante del percorso poiché attraverso una tecnica semplice si può entrare in contatto fin dal suo nascere con la forma e con il movimento di fondo della maschera.

I temi di lavoro

Studio attivo del movimento corporeo
- Il respiro e le permanenze nel movimento
- Lo stato di calma corporea (la maschera neutra)
- dare forma al corpo
- dare corpo alla forma
- I movimenti della vita
- Articolazione del gesto e delle attitudini.
- Il punto fisso nello spazio vuoto
- La mimo-dinamica degli elementi e degli animali.

Costruzione di una mezza-maschera espressiva
Ogni partecipante costruirà la propria maschera in cartapesta.
La tecnica usata sarà la più semplice, ovvero modellare la forma con l'argilla e mettere la cartapesta direttamente in positivo nell'argilla.

Tecnica del "Jeu masqué" il gioco della maschera
Il corpo e il gioco della propria maschera
Il gioco in situazione

Strumenti di lavoro

Esercizi e giochi per sviluppare la coscienza corporea
Analisi del movimento
Improvvisazione
Creazione di scene teatrali.

Tempi

Il percorso prevede 60 ore di lavoro.


Matteo Destro

Dopo molti anni di lavoro nel sociale come pedagogista, decide di continuare la propria ricerca sull'umano abbandonandosi definitivamente alla propria vocazione per il teatro. Laureato in Pedagogia e dopo aver seguito un percorso di formazione sul clown con Giovanni Fusetti si diploma all'École Internationale de Théâtre Jacques Lecoq di Parigi. Segue studiando analisi del movimento con Norman Taylor e creazione di maschere con Donato Sartori.
Ha lavorato per diverse compagnie teatrali italiane, francesi e spagnole come attore, creatore e regista. Tra queste: lo Sgamberetto, Compagnie du Souffleurs, Teatro Punto de Madrid, Los Mimosos, Sicuteria in Prinsipio, Chiendent-Théâtre. Collabora dal 2001 con Kiklos Teatro- Scuola Internazionale di Creazione Teatrale. Nel 2004 è co-fondatore di LARVEN-Ricerca e Creazione Teatrale. Attualmente lavora come regista, attore, consulente di movimento, formatore teatrale e creatore di maschere per diverse associazioni, gruppi e compagnie in Italia e all'estero.
A Padova, nella città dove vive, sta conducendo una ricerca sull'"Ingenuità e la Maschera".

Matteo Destro



2nd International Course of Comic Theatrical Art

"Human Comedy"
Directed by: Matteo Destro


Human Comedy is a theatre genre that uses masks to tell a history of today's man. The route taken proposes a journey in search of the "types" we find around us in our daily lives, through their dramas and their urgencies. Perhaps we will find someone who believes he has understood everything, or someone who's every gesture demonstrates a resignation not to understand; someone who suffers from loneliness even when he is shopping or someone who panics if he is not being productive.
The capacity of a mask to simplify and give form to the invisible will help us see the profound dynamics of human existence. It is not the hero who matters or the grand gestures of those defying death, but the humanity of those who think about how to live and how to stay alive, of those who seek to progress despite their own imperfections.
Against this tragic background, which, little by little, we begin to feel and to recognise, we will find the precious fuel necessary for a disarming comicality.
Commedia dell'arte is the grand master in this research and will be the main source of inspiration, both for its theatrical technique and for its on-stage spirit and energy.
Ample space will be dedicated to the practice of movement since the use of a mask requires the actor to seek total expressivity in his body. When a mask is worn, one must seek harmony within oneself as well as the expressiveness suggested by the mask itself. When this does not happen, the contradiction is immediately evident.
The use of the mask requires the wearer to be fully aware of where he is and what he is communicating at all times. His inner feelings must always be in contact with what he expresses externally.
The theatrical mask does not hide; it helps reveal.
This is why the construction of a mask by the pupil is an important part of the route to be taken because, by means of a simple technique, one can get into contact with the form and basic movement of the mask right from the start.


Course Content

Active study of physical movement
- Breathing and the permanence of movement
- The state of physical calmness (the neutral mask)
- Giving the body form
- Giving the form body
- The movements of life
- Articulation between the gesture and the attitude
- The physical point in empty space
- The dynamic-mime of the elements and animals

Construction of an expressive half-mask
- Each student will construct his own mask using papier mâché
- The technique used will be the simplest one; students should make a clay mould and place the papier mâché directly on the mould

Mask Theatre Techniques
Techniques for adapting body language and expressivity to the requirements of the actual mask
Practical application of the skills acquired in different situations

Course Tools

- Exercises and games to develop physical awareness
- Analysis of movement
- Improvisation
- Creation of theatrical sets

Course Duration

Sixty hours

Matteo Destro

After many years working in society as a teacher, Matteo Destro took the decision to continue his own research on human beings and gave himself over completely to his vocation for the theatre. Having won awards for teaching and taken a training course in "clown" theatre with Giovanni Fusetti, he obtained a diploma from the Jacques Lecoq International Theatre School in Paris. He continued his studies with courses in movement analysis under Norman Taylor and mask creation with Donato Sartori. He has worked for a number of Italian, French and Spanish theatre companies as an actor, creator and director.

Tradução: Fiona Gonçalves

2 comentários:

Serenidade disse...

Pena a distância...

Serenos sorrisos

Alien David Sousa disse...

"A máscara teatral não esconde mas ajuda a revelar."


Parece deveras interessante Lívio.

Beijinhos